Recomendações de Segurança para o relatório: A-001/CENIPA/2008 / PTVLO

Dados da Ocorrência
14/02/2000
12:25:00 UTC
LADÁRIO - MS
SUBSTANCIAL
PTVLO - AVIÃO
EMBRAER
EMB-810D
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A TRIPULAÇÃO DE DOIS PILOTOS REALIZARIA UM VÔO DE TRANSPORTE DE MALOTES ENTRE AS CIDADES DE CAMPO GRANDE E CORUMBÁ, AMBAS NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL. AO CHEGAR NA CABECEIRA DA PISTA, PARA DECOLAGEM ÀS 05:30H LOCAL, A AERONAVE, UM SÊNECA III, MATRÍCULA PT-RUH, APRESENTOU PANE DE MAGNETOS. A TRIPULAÇÃO RETORNOU AO HANGAR DA EMPRESA PARA A TROCA DE AERONAVE. ENQUANTO O CO-PILOTO FOI PASSAR UM NOVO PLANO DE VÔO, O PILOTO EM COMANDO ENCARREGOU-SE DE TRANSFERIR OS MALOTES PARA A NOVA AERONAVE, OUTRO SÊNECA III, CONTUDO, AS CARTAS DE APROXIMAÇÃO DO DESTINO NÃO FORAM TRANSFERIDAS. ÀS 07:30H LOCAL, A AERONAVE, ESTA DE MATRÍCULA PT-VLO, DECOLOU DE SBCG COM DESTINO A SBCR, TENDO NIVELADO NO FL060 E, APÓS TER SOLICITADO O CANCELAMENTO DO PLANO IFR, ASCENDEU PARA O FL065. PARA MANTER CONDIÇÕES VISUAIS, O PILOTO EM COMANDO, PREVENDO CONDIÇÕES ADVERSAS NO DESTINO, DESCEU DO FL065 PARA O FL045. EM SEU ÚLTIMO CONTATO COM O CENTRO DE CONTROLE CURITIBA, A TRIPULAÇÃO FOI INSTRUÍDA A MANTER CONDIÇÕES VISUAIS. APÓS ESTABELECER CONTATO COM O CONTROLE DE APROXIMAÇÃO (APP) CORUMBÁ, A AERONAVE SEGUIU DESCENDO, SENDO NOVAMENTE INSTRUÍDA A MANTER CONDIÇÕES VISUAIS. NO ENTANTO, AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS NA REGIÃO ERAM TAIS QUE PREJUDICAVAM A REALIZAÇÃO DE VÔOS SOB REGRAS VISUAIS. POUCO DEPOIS DE INFORMAR AO APP CORUMBÁ QUE ESTAVA A CINCO MINUTOS DO POUSO, A AERONAVE ENTROU EM CONDIÇÕES DE VÔO POR INSTRUMENTOS E TERMINOU COLIDINDO COM O TERRENO. HOUVE DANOS GRAVES À AERONAVE, O PILOTO EM COMANDO SOFREU LESÕES GRAVES E O CO-PILOTO SOFREU LESÕES LEVES.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
INDISCIPLINA DE VOO CONTRIBUIU
INFLUÊNCIA DO MEIO AMBIENTE CONTRIBUIU
JULGAMENTO DE PILOTAGEM CONTRIBUIU
PLANEJAMENTO DE VOO CONTRIBUIU

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
004/B/08 13/03/2008 Elaborar uma DIVOP com os pontos relevantes deste acidente, para distribuição aos SERIPA e divulgação pelos mesmos. CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
003/A/08 13/03/2008 Supervisionar o planejamento e a execução dos vôos, pelos seus pilotos, no sentido de que sejam fielmente observados os *mínimos* estabelecidos nas cartas de navegação, de aproximação/pouso, bem como na ICA 100-12, de modo a evitar que tais parâmetros deixem de ser seguidos. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
002/A/08 13/03/2008 Notificar a Amapil Táxi Aéreo Ltda para que implemente procedimentos, de forma a assegurar que cada uma de suas aeronaves esteja adequadamente equipada e provida de todos os recursos necessários ao vôo a ser realizado. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
001/A/08 13/03/2008 Intensificar, através de suas Gerências Regionais, a freqüência das atividades de fiscalização, a fim de coibir o transporte de carga por aeronaves não homologadas ou não equipadas apropriadamente para tal fim. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL