Recomendações de Segurança para o relatório: I-058/CENIPA/2011 / PROAU

Dados da Ocorrência
29/07/2007
22:30:00 UTC
ILHÉUS - BA
NENHUM
PROAU - AVIÃO
FOKKER
F28MK0100
INCIDENTE

Histórico da Ocorrência

HOUVE UM FORTE BARULHO ACOMPANHADO DE UMA VIBRAÇÃO E INDICAÇÃO DE ALTA VIBRAÇÃO DO MOTOR 2 NO PAINEL,SEGUIDO DE ENGINE FAILURE.FOI EXECUTADO O CHECK LIST E O MOTOR 2 FOI CORTADO.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
MANUTENÇÃO DE AERONAVE INDETERMINADO
FABRICAÇÃO INDETERMINADO
MANUSEIO DO MATERIAL INDETERMINADO
PROJETO INDETERMINADO

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
185/D/11 29/08/2011 Aprofundar estudos junto à Autoridade Primária de Certificação do motor Rolls-Royce Tay 650-15 a fim de identificar a origem da corrosão a quente ocorrida nas palhetas estatoras do primeiro estágio da turbina de baixa pressão. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
184/D/11 29/08/2011 Aprofundar estudos nos casos de falha do motor ligados à corrosão a quente ocorrida nas palhetas estatoras do primeiro estágio da turbina de baixa pressão, a fim de identificar a sua origem. ROLLS & ROYCE CORPORATION
183/D/11 29/08/2011 Revisar o treinamento requerido dos mecânicos para a realização de revisão geral (overhaul) do motor Tay 650-15, visando certificar-se de fornecer os conhecimentos necessários à correta execução dos procedimentos de manutenção. ROLLS & ROYCE CORPORATION
182/D/11 29/08/2011 Revisar as instruções de revisão geral (overhaul) do motor Tay 650-15, a fim de certificar-se de sua adequabilidade e de que não induzam a erros no processo de limpeza das palhetas. ROLLS & ROYCE CORPORATION