Recomendações de Segurança para o relatório: A-028/CENIPA/2009 / PTYAZ

Dados da Ocorrência
20/09/2007
10:00:00 UTC
BELO HORIZONTE - MG
SUBSTANCIAL
PTYAZ - HELICÓPTERO
SIKORSKY AIRCRAFT
S-76A
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

O HELICÓPTERO S-76A, COM DOIS PILOTOS E CINCO PASSAGEIROS, REALIZOU OS PROCEDIMENTOS DE PARTIDA NO PÁTIO DE ESTACIONAMENTO DA EMPRESA LÍDER TÁXI AÉREO, NO AEROPORTO DA PAMPULHA. OS PILOTOS OPTARAM POR NÃO REALIZAR A DECOLAGEM DO PÁTIO DE ESTACIONAMENTO, ENTÃO PROSSEGUIRAM PARA REALIZÁ-LA DA PISTA DE TÁXI. DURANTE O TÁXI, OS PILOTOS PERCEBERAM UM RUÍDO ANORMAL E INTERPRETARAM COMO SENDO CARACTERÍSTICO DE “STALL” DE COMPRESSOR. OS PARÂMETROS DO MOTOR 2 ESTAVAM ANORMAIS, COM A TEMPERATURA SUBINDO RAPIDAMENTE, CHEGANDO A ATINGIR A FAIXA VERMELHA, E A “FUEL PRESS LOW LIGHT” DO MOTOR 1 ESTAVA ACESA. O COMANDANTE EFETUOU O CORTE DO MOTOR 2 E, SIMULTANEAMENTE, VERIFICOU QUE O MOTOR 1 HAVIA SIDO CORTADO SEM COMANDAMENTO. UM DOS PASSAGEIROS REPORTOU CHEIRO DE FUMAÇA. FOI REALIZADO O DESEMBARQUE DOS PASSAGEIROS E EM SEGUIDA OCORREU FOGO NA ÁREA ENTRE A “MAIN GEAR BOX” E OS MOTORES. OS PILOTOS ACIONARAM OS EXTINTORES DE INCÊNDIO DOS MOTORES, PORÉM OS MESMOS NÃO FORAM EFICIENTES. OS BOMBEIROS DO AERÓDROMO FORAM IMEDIATAMENTE ACIONADOS E DEBELARAM O FOGO. OS DOIS TRIPULANTES E OS CINCO PASSAGEIROS SAÍRAM ILESOS. A AERONAVE SOFREU DANOS GRAVES.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
JULGAMENTO DE PILOTAGEM CONTRIBUIU
SUPERVISÃO GERENCIAL CONTRIBUIU
PROJETO CONTRIBUIU

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
044/B/09 27/04/2009 Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*). SEXTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
044/B/09 27/04/2009 Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*). SEGUNDO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
041/D/09 27/04/2009 3.Implantar um processo eficaz de emissão, controle e revisão das Especificações Operativas de cada empresa de transporte aéreo público, evitando que uma mesma aeronave conste em Especificações Operativas de duas ou mais empresas. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
044/B/09 27/04/2009 Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*). QUINTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
044/B/09 27/04/2009 Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*). SÉTIMO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
044/B/09 27/04/2009 Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*). TERCEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
044/B/09 27/04/2009 Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*). PRIMEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS
040/D/09 27/04/2009 2.Determinar aos operadores brasileiros de aeronave de modelo S-76A, ER nº 7906-05, fabricada pela Sikorsky Aircraft Corporation, que estejam equipadas com o *electrical-hydraulic rotor brake system*, a desativação desse sistema, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, datado de 11 SET 2007. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
039/D/09 27/04/2009 1.Estudar a viabilidade de se emitir uma Diretriz de Aeronavegabilidade, em conformidade com o RBHA 39, para a aeronave de modelo S-76A, fabricada pela Sikorsky Aircraft Corporation, de CHT nº 7906, de 10 AGO 1979, e de ER nº 7906-05, de 28 OUT 2008, emitidos pela ANAC, determinando o cumprimento do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, datado de 11 SET 2007, que estabelece a necessidade de incorporar um kit de modificação para prevenir falha do *electrical-hydraulic rotor brake system*, que pode simultaneamente incapacitar o acendimento da *RTR BRK WRN light* no *central warning panel*, bem como o retorno automático de pressão através da *dump valve*. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
043/D/09 27/04/2009 2.Determinar aos operadores de aeronave de modelo S-76A, TCDS nº H1NE, fabricada pela Sikorsky Aircraft Corporation, que estejam equipadas com o *electrical-hydraulic rotor brake system*, a desativação desse sistema, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION
042/D/09 27/04/2009 1.Estudar a viabilidade de se emitir uma Diretriz de Aeronavegabilidade, em conformidade com o FAR 39, para a aeronave de modelo S-76A, fabricada pela Sikorsky Aircraft Corporation, TCDS nº H1NE, editado pela FAA, determinando o cumprimento do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007, que estabelece a necessidade de incorporar um kit de modificação para prevenir falha do *electrical-hydraulic rotor brake system*, que pode simultaneamente incapacitar o acendimento da *RTR BRK WRN light* no *central warning panel*, bem como o retorno automático de pressão através da *dump valve*. FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION
044/B/09 27/04/2009 Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*). QUARTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS