Recomendações de Segurança para o relatório: A-512/CENIPA/2016 / PRPSJ

Dados da Ocorrência
25/08/2010
17:40:00 UTC
VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
SUBSTANCIAL
PRPSJ - AVIÃO
EMBRAER
EMB-145LU
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AEROPORTO INTERNACIONAL ANDRÉ FRANCO MONTORO (SBGR), NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SP, COM DESTINO AO AEROPORTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA (SBQV), BA, A FIM DE REALIZAR UM VOO DE TRANSPORTE REGULAR DE PASSAGEIROS, COM TRÊS TRIPULANTES E TRINTA E CINCO PASSAGEIROS A BORDO. NA APROXIMAÇÃO FINAL DE UM PROCEDIMENTO VISUAL PARA POUSO NA CABECEIRA 15, A AERONAVE COLIDIU OS TRENS DE POUSO PRINCIPAIS E A PARTE INFERIOR DA FUSELAGEM TRASEIRA EM UMA PEQUENA ELEVAÇÃO ANTES DA CABECEIRA. A AERONAVE ARRASTOU-SE SOBRE A PARTE INFERIOR DA FUSELAGEM POR 300 METROS E SAIU DA PISTA PELA LATERAL ESQUERDA, PARANDO A CERCA DE 35 METROS. A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS. APÓS A PARADA OS TRIPULANTES COORDENARAM A EVACUAÇÃO DE TODOS OS OCUPANTES DA AERONAVE.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
ILUSÕES VISUAIS CONTRIBUIU
ATENÇÃO CONTRIBUIU
CULTURA DO GRUPO DE TRABALHO CONTRIBUIU
SISTEMAS DE APOIO CONTRIBUIU
APLICAÇÃO DE COMANDOS INDETERMINADO
PLANEJAMENTO GERENCIAL INDETERMINADO

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
A-512/CENIPA/2016 - 01 26/05/2017 Realizar gestões junto à Passaredo Linhas Aéreas, de maneira a garantir que a empresa passe a adotar mecanismos de análise de risco para novas operações, com a consequente emissão de medidas mitigadoras, visando garantir a operação dentro de uma margem de risco aceitável. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-512/CENIPA/2016 - 02 26/05/2017 Realizar gestões junto à Passaredo Linhas Aéreas, de maneira a garantir que a empresa passe a transmitir, em seus treinamentos, conhecimentos que permitam a identificação de ilusões visuais e também a emissão de alertas aos tripulantes quando for identificada alguma localidade onde tal fenômeno possa ocorrer. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-512/CENIPA/2016 - 03 26/05/2017 Realizar gestões junto à Passaredo Linhas Aéreas, de maneira a garantir que a empresa adote procedimentos que venham a identificar possíveis falhas de formação de seus pilotos, tais como desconhecimento da interpretação e utilização dos sistemas de auxílio de pouso (VASIS, PAPI e outros). AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL