Recomendações de Segurança para o relatório: A-515/CENIPA/2018 / PPGAX

Dados da Ocorrência
21/10/2011
20:55:00 UTC
MONTENEGRO - RS
SUBSTANCIAL
PPGAX - AVIÃO
AERO BOERO
AB-115
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO DE MONTENEGRO, RS (SSNG), ÀS 19H45MIN (UTC), A FIM DE REALIZAR UM VOO LOCAL DE INSTRUÇÃO, COM DOIS PILOTOS A BORDO. DURANTE O TREINAMENTO DE FALHA DO MOTOR, O ALUNO (AL) NÃO CONSEGUIU FAZER UMA APROXIMAÇÃO ESTABILIZADA E O INSTRUTOR (IN) ASSUMIU OS COMANDOS DA AERONAVE. APÓS TOCAR NA PISTA O IN PERDEU O CONTROLE. A AERONAVE SAIU DA PISTA PELA LATERAL DIREITA E CAPOTOU. A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS. OS DOIS TRIPULANTES SAÍRAM ILESOS.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
ATITUDE INDETERMINADO
PROCESSO DECISÓRIO CONTRIBUIU
DINÂMICA DE EQUIPE CONTRIBUIU
CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO INDETERMINADO
APLICAÇÃO DE COMANDOS CONTRIBUIU
JULGAMENTO DE PILOTAGEM CONTRIBUIU
POUCA EXPERIÊNCIA DO PILOTO CONTRIBUIU
SUPERVISÃO GERENCIAL CONTRIBUIU

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
A-515/CENIPA/2018 - 01 04/09/2018 Atuar junto ao Aeroclube de Montenegro, a fim de reavaliar a adequabilidade do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) adotado por aquele operador, sobretudo no que diz respeito aos mecanismos de supervisão gerencial estabelecidos, visando ao cumprimento do Plano de Missões e do Manual do Curso Piloto Privado - Avião (MCA 58-3). AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-515/CENIPA/2018 - 02 04/09/2018 Atuar junto ao Aeroclube de Montenegro, a fim de que aquele operador aprimore os treinamentos de CRM oferecido a seus tripulantes, sobretudo no que diz respeito à padronização e às corretas técnicas de instrução, e oriente os instrutores a serem conservativos, de modo a evitar que os erros dos alunos se aproximem do ponto de irreversibilidade de um acidente. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-515/CENIPA/2018 - 03 04/09/2018 Atuar junto ao Aeroclube de Montenegro, a fim de que os treinamentos dos instrutores daquele operador enfatizem as técnicas de arremetida e os fatores que levam à execução desse procedimento, sobretudo quando a aproximação para pouso não estiver estabilizada. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-515/CENIPA/2018 - 04 04/09/2018 Atuar junto ao Aeroclube de Montenegro, a fim de que aquele operador cumpra, rigorosamente, o previsto no MCA 58-3 - Manual do Curso Piloto Privado – Avião, sobretudo no que diz respeito à obrigatoriedade da realização do briefing, momento em que o instrutor explanará, detalhadamente, como transcorrerá a referida missão, desde o apronto inicial até o encerramento completo do voo. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL