Recomendações de Segurança para o relatório: A-535/CENIPA/2013 / PTKCS

Dados da Ocorrência
14/08/2012
19:50:00 UTC
TARUMIRIM - MG
SUBSTANCIAL
PTKCS - AVIÃO
CESSNA AIRCRAFT
172M
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO DE NOVA VENÉCIA (SJIM), MG, PARA O AERÓDROMO DE CARATINGA (SNTC), MG, ÀS 18H40MIN (UTC), A FIM DE REALIZAR VOO DE TRASLADO, COM UM TRIPULANTE A BORDO. DURANTE A FASE DE CRUZEIRO, ÀS 19H50MIN (UTC), A AERONAVE COLIDIU CONTRA UM URUBU, ENQUANTO VOAVA A 1.000FT DE ALTURA. O IMPACTO CAUSOU A QUEBRA DO PARA-BRISA, LEVANDO O PILOTO A OPTAR POR UM POUSO DE EMERGÊNCIA EM ÁREA DE PLANTAÇÃO. A AERONAVE PILONOU E PAROU EM POSIÇÃO INVERTIDA E NÃO HOUVE FOGO. A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS. O PILOTO SOFREU LESÃO LEVE NA FACE, DEVIDO AO IMPACTO DA AVE.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
INFLUÊNCIA DO MEIO AMBIENTE CONTRIBUIU
PLANEJAMENTO DE VOO CONTRIBUIU

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
A-535/CENIPA/2017 - 01 09/03/2018 Divulgar os ensinamentos colhidos e os procedimentos operacionais apresentados na presente investigação, a fim de alertar pilotos e operadores sobre a importância da redução de probabilidade e severidade de colisões com aves, sobretudo quando se utilizando aeronaves reguladas pelos RABC-23 (aviões categoria normal, utilitária e acrobática) e RBAC-27, uma vez que tais equipamentos não necessitam cumprir critérios de certificação de capotas ou para-brisas. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL