Recomendações de Segurança para o relatório: IG-187/CENIPA/2013 / PREKN

Dados da Ocorrência
15/10/2013
14:30:00 UTC
ITAPIPOCA - CE
LEVE
PREKN - HELICÓPTERO
EUROCOPTER DEUTSCHLAND
BK 117 C-2
INCIDENTE GRAVE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO PINTO MARTINS (SBFZ), LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CE, COM DESTINO A ITAPIPOCA, CE, POR VOLTA DAS 14H00MIN (UTC), A FIM DE TRANSPORTAR PESSOAL, COM UM PILOTO E OITO PASSAGEIROS A BORDO. DURANTE A REALIZAÇÃO DO POUSO EM UM CAMPO DE FUTEBOL, HOUVE O TOQUE DO PROTETOR DE CAUDA E DA DERIVA VERTICAL ESQUERDA DO HELICÓPTERO NO SOLO. APÓS O CORTE DO MOTOR, FOI OBSERVADO QUE A AERONAVE TEVE DANOS LEVES NO PROTETOR DE CAUDA E NA DERIVA VERTICAL ESQUERDA.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
INFLUÊNCIA DO MEIO AMBIENTE CONTRIBUIU
JULGAMENTO DE PILOTAGEM CONTRIBUIU
POUCA EXPERIÊNCIA DO PILOTO CONTRIBUIU

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
IG-187/CENIPA/2013 - 01 04/09/2018 Atuar junto às escolas de aviação civil, a fim de que estes centros de formação de pilotos de helicópteros enfatizem em seus cursos os fatores que contribuem para a ocorrência do brownout, sobretudo durante pousos e decolagens de locais não homologados ou não registrados, e os riscos associados a esse fenômeno. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
IG-187/CENIPA/2013 - 02 04/09/2018 Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar pilotos e operadores de helicópteros sobre os riscos associados à ocorrência do fenômeno conhecido como brownout, sobretudo durante pousos e decolagens de locais não homologados ou não registrados. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL