Recomendações de Segurança para o relatório: IG-117/CENIPA/2014 / PRROD

Dados da Ocorrência
30/06/2014
15:36:00 UTC
BELO HORIZONTE - MG
LEVE
PRROD - AVIÃO
CESSNA AIRCRAFT
510
INCIDENTE GRAVE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO DO GALEÃO, RJ (SBGL), COM DESTINO AO AERÓDROMO DA PAMPULHA, MG (SBBH), POR VOLTA DAS 14H10MIN (UTC), A FIM DE TRANSPORTAR PESSOAL, COM UM PILOTO E UM PASSAGEIRO A BORDO. A AERONAVE REALIZOU A APROXIMAÇÃO PARA POUSO EM SBBH, ATÉ PRÓXIMO À CABECEIRA DA PISTA, COM O TREM DE POUSO RECOLHIDO. NESSE MOMENTO, O PILOTO INTERROMPEU O PROCEDIMENTO DE POUSO E INICIOU UMA ARREMETIDA, PORÉM, HOUVE O TOQUE SUPERFICIAL DA PARTE INFERIOR DA AERONAVE NO SOLO. APÓS A ARREMETIDA, O AVIÃO PROSSEGUIU PARA O CIRCUITO DE TRÁFEGO, ONDE REALIZOU O BAIXAMENTO DO TREM, EFETUANDO O POUSO NORMALMENTE. A AERONAVE TEVE DANOS LEVES. O TRIPULANTE E O PASSAGEIRO SAÍRAM ILESOS.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
MOTIVAÇÃO CONTRIBUIU
PROCESSO DECISÓRIO CONTRIBUIU
ESQUECIMENTO DO PILOTO CONTRIBUIU
JULGAMENTO DE PILOTAGEM CONTRIBUIU
PUBLICAÇÕES (ATS) INDETERMINADO

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
IG-117/CENIPA/2014 - 01 30/11/2017 Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar pilotos e operadores da aviação civil sobre a importância do fiel cumprimento das normas operacionais e dos manuais de voo das aeronaves, sobretudo no que diz respeito às corretas configurações da aeronave para a realização dos pousos normais. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
IG-117/CENIPA/2014 - 02 30/11/2017 Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar pilotos e operadores da aviação civil sobre um possível aumento do risco de esquecimento da realização do cheque do trem de pouso nas aproximações finais, em razão da mudança na fraseologia prevista para essa fase do voo, a qual não prevê que a tripulação informe ao órgão ATS a situação do trem de pouso. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
IG-117/CENIPA/2014 - 03 30/11/2017 Analisar a possibilidade de reinserir na ICA 100-12, e nos demais documentos que versam sobre Fraseologia de Tráfego Aéreo, a obrigatoriedade de os pilotos, quando na aproximação final, informarem ao órgão ATS pertinente a situação do trem de pouso, a fim de evitar que aeronaves toquem na pista com o trem de pouso recolhido devido ao esquecimento dos tripulantes. DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREO