Recomendações de Segurança para o relatório: A-146/CENIPA/2014 / PTJRY
27/08/2014
09:50:00 UTC
PIRAJUÍ - SP
SUBSTANCIAL
PTJRY - AVIÃO
BEECH AIRCRAFT
F33A
ACIDENTE
Histórico da Ocorrência
A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO DE MARÍLIA, SP (SBML), COM DESTINO AO AERÓDROMO DE FRANCA, SP (SIMK), POR VOLTA DAS 09H35MIN (UTC), A FIM DE TRANSPORTAR PESSOAL, COM UM PILOTO E DOIS PASSAGEIROS A BORDO.
COM CERCA DE DEZ MINUTOS DE VOO, O MOTOR APRESENTOU FUNCIONAMENTO IRREGULAR, COM VIBRAÇÃO, PRESENÇA DE FUMAÇA E PERDA DE POTÊNCIA.
O PILOTO REDUZIU A POTÊNCIA DO MOTOR E REALIZOU UM POUSO EM CAMPO NÃO PREPARADO, À DIREITA DA ROTA.
A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS. O PILOTO SAIU ILESO E OS DOIS PASSAGEIROS SOFRERAM LESÕES LEVES.
Relatório FINAL
FATORES CONTRIBUINTES
FATOR | NÍVEL CONTRIBUIÇÃO |
---|---|
PROCESSOS ORGANIZACIONAIS | CONTRIBUIU |
JULGAMENTO DE PILOTAGEM | INDETERMINADO |
MANUTENÇÃO DE AERONAVE | CONTRIBUIU |
RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA
NÚMERO RS | DATA | RECOMENDAÇÃO(ÕES) | DESTINATÁRIO |
---|---|---|---|
A-146/CENIPA/2014-01 | 17/05/2018 | Avaliar a necessidade de emitir uma Diretriz de Aeronavegabilidade com base no Boletim de Serviço M77-9, emitido pela Continental Motors em 16MAR1977. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL |
A-146/CENIPA/2014-02 | 17/05/2018 | Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar operadores e mantenedores de aeronaves equipadas com motores IO-TSIO-LTSIO-360, IO-346, IO-TSIO-520 e GTSIO-520 Series Engines sobre a importância do cumprimento do Boletim de Serviço M77-9, emitido pela Continental Motors em 16MAR1977. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL |