Recomendações de Segurança para o relatório: A-146/CENIPA/2014 / PTJRY

Dados da Ocorrência
27/08/2014
09:50:00 UTC
PIRAJUÍ - SP
SUBSTANCIAL
PTJRY - AVIÃO
BEECH AIRCRAFT
F33A
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO DE MARÍLIA, SP (SBML), COM DESTINO AO AERÓDROMO DE FRANCA, SP (SIMK), POR VOLTA DAS 09H35MIN (UTC), A FIM DE TRANSPORTAR PESSOAL, COM UM PILOTO E DOIS PASSAGEIROS A BORDO. COM CERCA DE DEZ MINUTOS DE VOO, O MOTOR APRESENTOU FUNCIONAMENTO IRREGULAR, COM VIBRAÇÃO, PRESENÇA DE FUMAÇA E PERDA DE POTÊNCIA. O PILOTO REDUZIU A POTÊNCIA DO MOTOR E REALIZOU UM POUSO EM CAMPO NÃO PREPARADO, À DIREITA DA ROTA. A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS. O PILOTO SAIU ILESO E OS DOIS PASSAGEIROS SOFRERAM LESÕES LEVES.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
PROCESSOS ORGANIZACIONAIS CONTRIBUIU
JULGAMENTO DE PILOTAGEM INDETERMINADO
MANUTENÇÃO DE AERONAVE CONTRIBUIU

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
A-146/CENIPA/2014-01 17/05/2018 Avaliar a necessidade de emitir uma Diretriz de Aeronavegabilidade com base no Boletim de Serviço M77-9, emitido pela Continental Motors em 16MAR1977. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-146/CENIPA/2014-02 17/05/2018 Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar operadores e mantenedores de aeronaves equipadas com motores IO-TSIO-LTSIO-360, IO-346, IO-TSIO-520 e GTSIO-520 Series Engines sobre a importância do cumprimento do Boletim de Serviço M77-9, emitido pela Continental Motors em 16MAR1977. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL