Recomendações de Segurança para o relatório: A-104/CENIPA/2015 / PPEJH

Dados da Ocorrência
21/07/2015
17:25:00 UTC
LONDRINA - PR
SUBSTANCIAL
PPEJH - HELICÓPTERO
BELL HELICOPTER
206B
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AEROPORTO DE LONDRINA, PR (SBLO), PARA O AERÓDROMO 14 BIS (SSOK), ÀS 16H40MIN (UTC), COM 2 PILOTOS PARA UM VOO LOCAL DE RECHEQUE DE TRIPULANTE. PREVALECIAM AS CONDIÇÕES FAVORÁVEIS AO VOO POR REFERÊNCIAS VISUAIS. TRATAVA-SE DE UM EXERCÍCIO DE AUTORROTAÇÃO, SEGUIDO DE POUSO CORRIDO NA PARTE GRAMADA CONTÍGUA À PISTA 10 DE SSOK, EM LONDRINA, PR. DURANTE O POUSO CORRIDO, OS ESQUIS DA AERONAVE FORAM AFUNDANDO LEVE E PROGRESSIVAMENTE NO SOLO, FAZENDO COM QUE O HELICÓPTERO FOSSE INCLINANDO À FRENTE EM GRANDE ÂNGULO, ATÉ FICAR APOIADO SOBRE O CORTA-FIOS INFERIOR. O PILOTO TENTOU, SEM SUCESSO, EVITAR O CHOQUE DO ROTOR PRINCIPAL CONTRA O SOLO, COMANDANDO O CÍCLICO ATÉ O BATENTE TRASEIRO. TODAVIA, HOUVE O TOQUE DO ROTOR PRINCIPAL NO SOLO E O SECCIONAMENTO DO CONE DE CAUDA. A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS E OS DOIS TRIPULANTES SAÍRAM ILESOS.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
PLANEJAMENTO DE VOO CONTRIBUIU

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
A-104/CENIPA/2015 - 01 01/08/2017 Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, buscando alertar pilotos e operadores que atuam na aviação de asas rotativas sobre os riscos da realização de treinamentos de pousos corridos em áreas não previamente vistoriadas. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-104/CENIPA/2015 - 02 01/08/2017 Efetuar gestões junto ao operador visando assegurar-se da adequada análise do risco de suas operações, em especial no tocante à avaliação das condições das áreas de pouso não pavimentadas. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL