Recomendações de Segurança para o relatório: A-150/CENIPA/2015 / PREDL

Dados da Ocorrência
11/11/2015
17:55:00 UTC
SIRINHAÉM - PE
SUBSTANCIAL
PREDL - HELICÓPTERO
ROBINSON HELICOPTER
R66
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO DE RECIFE/GUARARAPES - GILBERTO FREYRE, PE, (SBRF), COM DESTINO À USINA CUCAÚ, PE, ÀS 17H37MIN(UTC), A FIM DE REALIZAR UM VOO DE TRANSPORTE, COM UM PILOTO E UM PASSAGEIRO A BORDO. A CERCA DE CINCO MINUTOS PARA O POUSO, O PILOTO OUVIU UM FORTE RUÍDO, ACOMPANHADO DE UMA TREPIDAÇÃO QUE TORNAVA DIFÍCIL O CONTROLE DA AERONAVE. DE IMEDIATO, O PILOTO INICIOU O PROCEDIMENTO DE AUTORROTAÇÃO COM O OBJETIVO DE REALIZAR UM POUSO DE EMERGÊNCIA EM UM CAMPO NÃO PREPARADO. DURANTE O POUSO, A PÁ DO ROTOR PRINCIPAL SECCIONOU O TAILCONE DO HELICÓPTERO. A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS. O PILOTO E O PASSAGEIRO SAÍRAM ILESOS.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
APLICAÇÃO DE COMANDOS CONTRIBUIU
MANUTENÇÃO DE AERONAVE CONTRIBUIU
SUPERVISÃO GERENCIAL CONTRIBUIU
FABRICAÇÃO CONTRIBUIU
OUTRO FATOR INDETERMINADO

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
A-150/CENIPA/2015 - 01 05/04/2018 Atuar junto ao fabricante da aeronave, buscando obter um melhor detalhamento dos critérios de inspeção do shaft weldment, no cartão de inspeção de 100 horas das aeronaves modelo R66, notadamente no que se refere à identificação de pontos de corrosão no shaft weldment, nas partes anteriores e posteriores à parede de fogo. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-150/CENIPA/2015 - 02 05/04/2018 Atuar junto ao mantenedor da aeronave, visando assegurar-se do adequado cumprimento dos procedimentos de inspeção do shaft weldment, estabelecidos no cartão de inspeção de 100 horas das aeronaves modelo R66, especificamente no que se refere à identificação de pontos de corrosão no shaft weldment, nas partes anteriores e posteriores à parede de fogo. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-150/CENIPA/2015 - 03 05/04/2018 Atuar junto ao mantenedor da aeronave, visando assegurar-se da adoção dos adequados mecanismos de Supervisão Gerencial, no âmbito técnico, notadamente, no que se refere ao acompanhamento das inspeções do shaft weldment, estabelecidos no cartão de inspeção de 100 horas das aeronaves modelo R66. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-150/CENIPA/2015 - 04 05/04/2018 Analisar a viabilidade de emitir uma Diretriz de Aeronavegabilidade baseada nos procedimentos descritos nos R66 SERVICE BULLETIN SB-16 e R66 SERVICE BULLETIN SB 17 da Robinson Helicopter Company. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL