Recomendações de Segurança para o relatório: A-028/CENIPA/2016 / PRDAT

Dados da Ocorrência
02/02/2016
09:25:00 UTC
CHAPADA GAÚCHA - MG
SUBSTANCIAL
PRDAT - AVIÃO
PIPER AIRCRAFT
PA-25-235
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DA FAZENDA MATO GRANDE, NO MUNICÍPIO DE CHAPADA GAÚCHA, MG, ÀS 07H20MIN, HORÁRIO LOCAL, PARA UM VOO DE APLICAÇÃO DE DEFENSIVO AGRÍCOLA EM UMA LAVOURA PRÓXIMA, COM UMA PESSOA A BORDO. A AERONAVE HAVIA SIDO PREPARADA POR UM FUNCIONÁRIO DA EMPRESA QUE A ABASTECERA COM 100 LITROS DE ETANOL (ÁLCOOL ETÍLICO HIDRATADO COMBUSTÍVEL - AEHC) E COM 400KG DE PRODUTO AGRÍCOLA. O PILOTO REPORTOU QUE, AO CHEGAR PARA O VOO, FEZ O TESTE DE MOTOR, INCLUINDO OS MAGNETOS E COMANDOS DE VOO, E QUE, NO TESTE DOS MAGNETOS, A ROTAÇÃO CAÍRA 250RPM, QUANDO O MÁXIMO PREVISTO ERA DE 150RPM. DISSE AINDA QUE AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ERAM MUITO BOAS HÁ VÁRIOS DIAS, COM CÉU CLARO, VISIBILIDADE ILIMITADA E VENTO CALMO. A LAVOURA PARA A QUAL A AERONAVE SE DIRIGIA FICAVA DISTANTE 10KM DO LOCAL DA FAZENDA MATO GRANDE. DE ACORDO COM AS DECLARAÇÕES DO PILOTO, OS PROCEDIMENTOS DE PARTIDA, TÁXI E DECOLAGEM OCORRERAM NORMALMENTE, SEM QUALQUER ANORMALIDADE. O PILOTO REPORTOU QUE DURANTE O DESLOCAMENTO PARA O LOCAL DE APLICAÇÃO, POUCOS MINUTOS APÓS A DECOLAGEM, AINDA FAZENDO UM SOBREVOO DA ÁREA E OBSERVANDO OS POSSÍVEIS OBSTÁCULOS, PERCEBEU TREPIDAÇÃO E QUEDA ABRUPTA DA ROTAÇÃO DO MOTOR. TAMBÉM DISSE QUE ESSA QUEDA DE RPM FOI ACOMPANHADA DE UM RUÍDO MUITO FORTE. RELATOU QUE O MOTOR PERMANECEU EM MARCHA LENTA E QUE BAIXOU DE IMEDIATO O NARIZ DA AERONAVE, OBSERVANDO QUE A VELOCIDADE HAVIA REDUZIDO DE 90KT PARA 70KT. INFORMOU QUE AVANÇOU A MANETE DE POTÊNCIA E LEVOU A MANETE DA MISTURA TODA À FRENTE, MAS QUE ESSES PROCEDIMENTOS NÃO SURTIRAM O EFEITO ESPERADO. AINDA, REPORTOU QUE A AERONAVE NÃO SUSTENTOU O VOO NIVELADO, FATO QUE O OBRIGOU A REALIZAR UM POUSO DE EMERGÊNCIA EM UMA PLANTAÇÃO DE CAPIM. O PILOTO NÃO CHEGOU A ALIJAR O RESERVATÓRIO DO PRODUTO AGRÍCOLA, O QUAL SE ROMPEU APÓS O IMPACTO CONTRA O SOLO. O PILOTO TEVE LESÕES GRAVES E A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO