Recomendações de Segurança para o relatório: A-173/CENIPA/2015 / PTHZL

Dados da Ocorrência
13/12/2015
14:00:00 UTC
LAGES - SC
SUBSTANCIAL
PTHZL - HELICÓPTERO
EUROCOPTER FRANCE
AS 350 B2
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DE UMA ÁREA DE POUSO EVENTUAL NA REGIÃO DE COXILHA RICA, SC, COM DESTINO AO AERÓDROMO DE LAGES, SC (SBLJ), POR VOLTA DAS 14H00MIN (UTC), A FIM DE REALIZAR MISSÃO DE PATRULHAMENTO AEROPOLICIAL, COM DOIS PILOTOS E DOIS OPERADORES DE EQUIPAMENTOS ESPECIAIS (OEE) A BORDO. DURANTE A REALIZAÇÃO DE UMA DECOLAGEM DE MÁXIMA PERFORMANCE DE UMA ÁREA RESTRITA, NA TENTATIVA DE EVITAR A COLISÃO CONTRA UMA ELEVAÇÃO NO TERRENO, E APÓS PERCORRER 200 METROS SOBRE A CALHA DO RIO PELOTINHAS, A AERONAVE COLIDIU CONTRA UM FIO DE ELETRIFICAÇÃO RURAL. A TRIPULAÇÃO PERCEBEU A COLISÃO E PROSSEGUIU NO VOO POR MAIS 18 MINUTOS ATÉ O REGRESSO À SUA BASE OPERACIONAL EM LAGES (SBLJ) APÓS O POUSO, NA INSPEÇÃO PÓS-VOO, CONSTATOU-SE DANO (FALTA DE UM PEDAÇO) NA POSIÇÃO MEDIANA DO EXTRADORSO DA PÁ DO ROTOR PRINCIPAL E UMA FRATURA, TIPO RACHADURA, NO SEU INTRADORSO. A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS. OS DOIS PILOTOS E OS DOIS OEE SAÍRAM ILESOS. HOUVE DANOS A TERCEIROS (RUPTURA DE FIO DA REDE ELÉTRICA RURAL DE BAIXA TENSÃO DE COXILHA RICA).

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
PROCESSO DECISÓRIO CONTRIBUIU
PROCESSOS ORGANIZACIONAIS INDETERMINADO
CULTURA ORGANIZACIONAL CONTRIBUIU
COORDENAÇÃO DE CABINE INDETERMINADO
JULGAMENTO DE PILOTAGEM CONTRIBUIU
PLANEJAMENTO GERENCIAL CONTRIBUIU
PLANEJAMENTO DE VOO CONTRIBUIU
SUPERVISÃO GERENCIAL CONTRIBUIU

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
A-173/CENIPA/2015 - 01 24/09/2018 Atuar junto ao Batalhão de Aviação da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (BAPM-SC), a fim de certificar-se de que esse operador passou a adotar procedimentos gerenciais que não permitam a realização de voos por tripulantes que não estejam devidamente habilitados para o cumprimento de missão aeropolicial. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-173/CENIPA/2015 - 02 24/09/2018 Atuar junto ao BAPM-SC, buscando orientar o operador quanto à importância de incluir em seu Manual de Operações a padronização para realização de pouso em área restrita e decolagem de máxima performance em consonância com os manuais do fabricante. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-173/CENIPA/2015 - 03 24/09/2018 Atuar junto à Empresa AEROMOT Aeronaves e Motores Ltda. a fim de que essa oficina não realize nenhum tipo de serviço de reparo em aeronave acidentada sem comunicação e autorização da agência reguladora, conforme legislação em vigor. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL