Recomendações de Segurança para o relatório: A-081/CENIPA/2016 / PRYMO

Dados da Ocorrência
01/05/2016
16:15:00 UTC
VIAMÃO - RS
SUBSTANCIAL
PRYMO - HELICÓPTERO
ROBINSON HELICOPTER
R22 BETA
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO DE BELÉM NOVO (SSBN), LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RS, ÀS 15H40MIN (UTC), PARA REALIZAR UM SOBREVOO A BAIXA ALTURA NOS MUNICÍPIOS DE VIAMÃO, ALVORADA E GRAVATAÍ, COM UM PILOTO E UM PASSAGEIRO A BORDO. APÓS 35 MINUTOS DA DECOLAGEM, DURANTE UM VOO PAIRADO A BAIXA ALTURA SOBRE ÁREA RURAL DA CIDADE DE VIAMÃO, RS, O HELICÓPTERO GIROU DUAS VEZES PARA DIREITA, DESCENDO EM ESPIRAL. O PILOTO PERDEU O CONTROLE DA AERONAVE, RESULTANDO EM UMA ATERRAGEM FORÇADA BRUSCA EM ÁREA GRAMADA DE UM SÍTIO. A AERONAVE TEVE QUEBRA DOS PARA-BRISAS E DO ESQUI DIREITO, DEFORMAÇÃO EM UMA DAS PÁS DO ROTOR PRINCIPAL E DANOS SUBSTANCIAIS NA ESTRUTURA DA CABINE. O PASSAGEIRO SOFREU LESÕES LEVES E O PILOTO FRATUROU DUAS VÉRTEBRAS E TEVE UM TRINCAMENTO NA BACIA. NÃO HOUVE DANOS A TERCEIROS.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
PROCESSO DECISÓRIO CONTRIBUIU
JULGAMENTO DE PILOTAGEM CONTRIBUIU

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
A-081/CENIPA/2016 - 01 01/08/2017 Divulgar os ensinamentos advindos da presente investigação, no âmbito dos operadores de helicóptero ROBINSON R22, no intuito de alertar os pilotos sobre os perigos de se realizar voo pairado OGE com vento de cauda, bem como orientá-los sobre o procedimento padrão de perda de tração do rotor de cauda do R22, conforme comentado nos manuais de instrução e operação, no Safety Notice SN-34, da ROBINSON Helicopter e na publicação Safety Considerations da EHEST. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL