Recomendações de Segurança para o relatório: A-121/CENIPA/2016 / PRJVF

Dados da Ocorrência
17/09/2016
11:45:00 UTC
MARAÚ - BA
SUBSTANCIAL
PRJVF - AVIÃO
CESSNA AIRCRAFT
525A
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO DE BRUMADO, BA (SSXH), COM DESTINO AO AERÓDROMO BARRA GRANDE (SIRI), SITUADO NO MUNICÍPIO DE MARAÚ, BA, POR VOLTA DAS 08H15MIN (LOCAL), A FIM DE TRANSPORTAR PESSOAL, COM UM PILOTO E QUATRO PASSAGEIROS A BORDO. APÓS APROXIMADAMENTE 30 MINUTOS DE VOO, A AERONAVE INICIOU A APROXIMAÇÃO PARA A CABECEIRA 11 DE SIRI. A AERONAVE TOCOU O SOLO COM OS TRENS DE POUSO PRINCIPAIS ANTES DO INÍCIO DA PISTA E, NA CORRIDA APÓS O POUSO, O AVIÃO PERDEU A RETA PARA A DIREITA, SAINDO DA PISTA. NESSA SAÍDA, OCORREU A RUPTURA DO TREM DE POUSO AUXILIAR, TENDO O AVIÃO PARADO FORA DA PISTA, COM A PONTA DA ASA ESQUERDA SOBRE A LATERAL DIREITA DA PISTA. A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS. O PILOTO E OS PASSAGEIROS SAÍRAM ILESOS.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
PERCEPÇÃO CONTRIBUIU
PROCESSO DECISÓRIO CONTRIBUIU
APLICAÇÃO DE COMANDOS CONTRIBUIU
INSTRUÇÃO INDETERMINADO
JULGAMENTO DE PILOTAGEM CONTRIBUIU
PLANEJAMENTO DE VOO INDETERMINADO

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
A-121/CENIPA/2016 - 01 27/10/2017 Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, buscando alertar os pilotos de aeronaves equipadas com motores à reação sobre a necessidade de se consideradas as características de funcionamento e de resposta desses motores por ocasião do planejamento e execução das aproximações para pouso. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
A-121/CENIPA/2016 - 02 27/10/2017 Realizar um estudo acerca da possibilidade de se implantar nas Fichas de Avaliação de Pilotos, sobretudo aqueles que estão em transição de aeronave equipada com motor(es) a hélice para aeronave equipada com motor(es) a reação, a avaliação da proficiência em pousos cuja distância mínima requerida seja próxima ao comprimento total da pista. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL