Recomendações de Segurança para o relatório: A-143/CENIPA/2016 / PTWKT

Dados da Ocorrência
23/10/2016
12:30:00 UTC
VALE VERDE - RS
SUBSTANCIAL
PTWKT - AVIÃO
CESSNA AIRCRAFT
A188B
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

SEGUNDO O RELATO DO PILOTO, DURANTE A 3ª CORRIDA NO SOLO PARA TESTAR A AERONAVE QUE JÁ ESTAVA PARADA HAVIA 7 (SETE) MESES, OCORREU A COLISÃO DESTA CONTRA UMA PEDRA QUE A FEZ DERIVAR PARA A ESQUERDA DA PISTA. AO TENTAR CORRIGIR COM O USO DO FREIO, A AERONAVE GIROU À DIREITA E PAROU NA PISTA. A AERONAVE ESTAVA COM A INSPEÇÃO ANUAL DE MANUTENÇÃO (IAM) VENCIDA, QUANDO O PILOTO ALEGOU QUE DECIDIU FAZER CORRIDAS DE DECOLAGEM NA PISTA DA AGRIGEL AERO AGRÍCOLA, EM VALE VERDE, RS, PARA TESTE DO AVIÃO ANTES DO SEU TRANSLADO PARA A OFICINA. A AERONAVE TEVE DANOS ESTRUTURAIS E O PILOTO SAIU ILESO. A OCORRÊNCIA NÃO FOI COMUNICADA PELO OPERADOR. O SERIPA V SÓ TOMOU CONHECIMENTO DESTE FATO EM 21NOV2016, POR MEIO DE UMA DENÚNCIA. SEGUNDO DECLARAÇÃO DO PILOTO, HOUVE APENAS A QUEBRA DE DOIS TUBOS DE SUPORTE DA CÉLULA. ENTRETANTO, NÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR REALMENTE OS DANOS QUE A AERONAVE TEVE, DEVIDO AO GRANDE TEMPO DECORRIDO ENTRE O ACIDENTE E A AÇÃO INICIAL DE INVESTIGAÇÃO (MAIS DE 30 DIAS), BEM COMO PELO FATO DE A AERONAVE JÁ TER SIDO DESMONTADA PELO OPERADOR (FIGURA 1). O PILOTO INFORMOU, AINDA, QUE ESTAVA HÁ MAIS DE UM ANO SEM VOAR, PORÉM, A CADERNETA INDIVIDUAL DE VOO (CIV) NÃO FOI APRESENTADA. TAMBÉM FOI CONSTATADO QUE, EMBORA ESTIVESSE OPERANDO A AERONAVE, O PILOTO TINHA RESTRIÇÃO NO SEU CERTIFICADO MÉDICO AERONÁUTICO (CMA), ESTANDO PROIBIDO DE REALIZAR VOAR SOLO. DURANTE A ABORDAGEM DOS INVESTIGADORES, O OPERADOR SE ESQUIVOU DE PREENCHER A FICHA DE NOTIFICAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE OCORRÊNCIA (FNCO), TENDO O SERIPA V DE REALIZAR TAL PROCEDIMENTO.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO