Recomendações de Segurança para o relatório: A-166/CENIPA/2016 / PPPLE

Dados da Ocorrência
09/12/2016
18:30:00 UTC
ITAITUBA - PA
SUBSTANCIAL
PPPLE - AVIÃO
BEECH AIRCRAFT
58
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO DA FAZENDA ROSA DE MAIO (SIYR) PARA O AERÓDROMO DA FAZENDA ÁGUA AZUL (SNYR), AMBAS LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA, PA, ÀS 17H50MIN (UTC), PARA REALIZAR UM VOO DE TRANSPORTE DE PESSOAL, COM UM PILOTO E TRÊS PASSAGEIROS A BORDO. ÀS 18H30MIN (UTC), A AERONAVE EFETUOU O POUSO EM SNYR COM O TREM DE POUSO RECOLHIDO, VINDO A TOCAR A PISTA DE CASCALHO COM A PARTE INFERIOR DA FUSELAGEM. APÓS O POUSO, A AERONAVE DESLIZOU SOBRE A PISTA E PAROU NA VEGETAÇÃO PRÓXIMA À LATERAL DIREITA. NÃO HOUVE FOGO. A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS. O PILOTO E OS TRÊS PASSAGEIROS SAÍRAM ILESOS.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
ATITUDE CONTRIBUIU
PERCEPÇÃO CONTRIBUIU
MEMÓRIA CONTRIBUIU
ESQUECIMENTO DO PILOTO CONTRIBUIU
INDISCIPLINA DE VOO CONTRIBUIU

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
A-166/CENIPA/2016 - 01 25/06/2018 Divulgar os ensinamentos colhidos na presente investigação, a fim de alertar pilotos e operadores da aviação civil sobre o aumento do risco de esquecimento da realização do cheque do trem de pouso decorrente da não utilização da lista de verificações (checklist) e do não cumprimento do manual de voo. Alertar também sobre a importância de se manter elevado o nível de atenção nas fases críticas do voo (decolagens e pousos), sobretudo quando operando aeronaves que estejam próximo aos limites de peso máximo de decolagem e de pouso. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL