Recomendações de Segurança para o relatório: IG-019/CENIPA/2017 / PTVSM

Dados da Ocorrência
04/02/2017
09:30:00 UTC
REDENÇÃO - PA
LEVE
PTVSM - AVIÃO
NEIVA INDUSTRIA AERONAUTICA
EMB-810D
INCIDENTE GRAVE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE IRIA DECOLAR DO AERÓDROMO DE REDENÇÃO, PA (SNDC), COM DESTINO AO AERÓDROMO DE PALMAS, TO (SBPJ), POR VOLTA DAS 09H30MIN (UTC), A FIM DE TRANSPORTAR PESSOAL, COM UM PILOTO E UM PASSAGEIRO A BORDO. APÓS PERCORRER APROXIMADAMENTE 150 METROS DE PISTA, OS TRENS DE POUSO DO NARIZ E PRINCIPAL DIREITO RECOLHERAM, PROVOCANDO O TOQUE DAS PÁS DAS HÉLICES NO SOLO. A AERONAVE SAIU DA PISTA PELA LATERAL DIREITA. A AERONAVE TEVE DANOS LEVES NAS PÁS DAS HÉLICES, INTRADORSO DA FUSELAGEM E PONTA DA ASA DIREITA. O TRIPULANTE E O PASSAGEIRO SAÍRAM ILESOS.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
MANUTENÇÃO DE AERONAVE CONTRIBUIU
SUPERVISÃO GERENCIAL CONTRIBUIU

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
IG-019/CENIPA/2017 - 01 04/09/2018 Atuar junto à Industria Aeronáutica Neiva S.A (EMBRAER), a fim de que aquele fabricante promova a atualização do Boletim de Serviço Neiva Nº 800-032-0034, de 10NOV1997, ou mesmo do Capítulo 32 (Trem de Pouso) do MS-810D/554, tornando tais procedimentos mais completos. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
IG-019/CENIPA/2017 - 02 04/09/2018 Analisar a pertinência de atualizar a Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) 98-01-01, tomando como base a Airworthiness Directives (AD) FAA 2005-13-16 e o Service Bulletin da Piper Nº 1123C, de 30MAIO2013, uma vez que as aeronaves EMB-810D foram fabricadas utilizando-se o projeto das aeronaves Piper PA-34. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL