Recomendações de Segurança para o relatório: IG-146/CENIPA/2017 / PRGXW

Dados da Ocorrência
18/11/2017
02:47:00 UTC
FOZ DO IGUAÇU - PR
NENHUM
PRGXW - AVIÃO
BOEING COMPANY
737-8EH
INCIDENTE GRAVE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DO AERÓDROMO AFONSO PENA (SBCT), EM CURITIBA, PR, COM DESTINO AO AERÓDROMO CATARATAS (SBFI), EM FOZ DO IGUAÇU, PR, À 01H37MIN (UTC), A FIM DE TRANSPORTAR PESSOAL, COM 6 TRIPULANTES E 119 PASSAGEIROS A BORDO. A TRIPULAÇÃO REALIZOU PROCEDIMENTO AREA NAVIGATION (RNAV) PARA POUSO NA PISTA 32 DE SBFI. CHOVIA NO MOMENTO DA APROXIMAÇÃO E O VENTO PREDOMINANTE POSSUÍA COMPONENTE DE CAUDA PARA OPERAÇÃO NA PISTA 32. DURANTE A CORRIDA APÓS O POUSO E DESACELERAÇÃO, A AERONAVE ULTRAPASSOU O LIMITE DA PISTA 32 E PAROU NA STOPWAY, LOCALIZADA APÓS A CABECEIRA DA PISTA 14. A TRIPULAÇÃO REALIZOU O TAXIAMENTO ATÉ O PÁTIO DE ESTACIONAMENTO NORMALMENTE. A AERONAVE NÃO TEVE DANOS. TODOS OS OCUPANTES SAÍRAM ILESOS.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO
ESTADO EMOCIONAL INDETERMINADO
MOTIVAÇÃO INDETERMINADO
ATENÇÃO INDETERMINADO
PERCEPÇÃO CONTRIBUIU
PROCESSO DECISÓRIO CONTRIBUIU
APLICAÇÃO DE COMANDOS CONTRIBUIU
JULGAMENTO DE PILOTAGEM CONTRIBUIU
FRASEOLOGIA DO ÓRGÃO ATS INDETERMINADO

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO
IG-146/CENIPA/2017 - 01 08/04/2019 Atuar junto à GOL Linhas Aéreas S.A. a fim de que os treinamentos dos pilotos daquele operador enfatizem as técnicas de pouso descritas nos manuais de operação da aeronave, sobretudo no tocante à adequada razão de descida na aproximação final e aos parâmetros para execução do flare durante o pouso, principalmente em condições de pista molhada. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
IG-146/CENIPA/2017 - 02 08/04/2019 Atuar junto à GOL Linhas Aéreas S.A., a fim de que os treinamentos dos pilotos daquele operador enfatizem as técnicas de arremetida e os fatores que levam à execução desse procedimento, notadamente, quando houver componente de vento de cauda que possa ocasionar riscos inaceitáveis para a operação segura. AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL
IG-146/CENIPA/2017 - 03 08/04/2019 Atuar junto aos controladores de voo da TWR-FI, a fim de reforçar àqueles profissionais a necessidade de se cumprir fielmente o disposto no MCA 100-16/2016, sobretudo no que diz respeito às informações a serem transmitidas para as tripulações na reta final para pouso, como direção e intensidade do vento no aeródromo. DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREO