Recomendações de Segurança para o relatório: A-048/CENIPA/2018 / PTUGA

Dados da Ocorrência
16/03/2018
13:00:00 UTC
AVANHANDAVA - SP
SUBSTANCIAL
PTUGA - AVIÃO
NEIVA INDUSTRIA AERONAUTICA
EMB-201A
ACIDENTE

Histórico da Ocorrência

A AERONAVE DECOLOU DE UMA ÁREA DE POUSO PARA USO AEROAGRÍCOLA DA USINA DIANA, LOCALIZADA NO MUNÍCIPIO DE AVANHANDAVA, SP, PARA REALIZAR APLICAÇÃO DE INSUMOS AGRÍCOLAS, COM UM PILOTO A BORDO. DURANTE A DECOLAGEM, APÓS A ROTAÇÃO, O MOTOR DA AERONAVE FALHOU E O PILOTO EFETUOU UM POUSO FORÇADO NO PROLONGAMENTO DA ÁREA, EM UMA PLANTAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR. A AERONAVE ERA CERTIFICADA PARA OPERAÇÃO COM GASOLINA DE AVIAÇÃO (AVGAS) E FOI CONVERTIDA PARA OPERAR COM ETANOL (ÁLCOOL ETÍLICO HIDRATADO COMBUSTÍVEL - AEHC). O OPERADOR POSSUÍA AUTORIZAÇÃO ESPECIAL DE VOO (AEV), CONFORME PREVIA A IS Nº 137.201-001, REVISÃO B, QUE ESTABELECIA AS CONDIÇÕES ACEITÁVEIS SOB AS QUAIS O ETANOL PODIA SER USADO EM OPERAÇÃO DE AERONAVE AGRÍCOLA EQUIPADA COM MOTOR CONVENCIONAL. EM UMA VERIFICAÇÃO NOS COMPONENTES DO MOTOR DA AERONAVE, FOI ENCONTRADO UM FILTRO DE COMBUSTÍVEL DA MARCA TECFIL. EM PESQUISA AO CATÁLOGO ONLINE DA EMPRESA E CONFORME A DESCRIÇÃO NO PRÓPRIO RÓTULO, O FILTRO SUPRACITADO POSSUÍA APLICAÇÃO EM CAMINHÕES ABASTECIDOS COM DIESEL. FOI LEVANTADO, AINDA, QUE O FILTRO EM QUESTÃO NÃO POSSUÍA APLICAÇÃO AERONÁUTICA, NÃO SENDO HOMOLOGADO PARA UTILIZAÇÃO EM AERONAVES. A UTILIZAÇÃO DE FILTRO DE COMBUSTÍVEL PARA A APLICAÇÃO EM MERCADO AUTOMOTIVO, NÃO HOMOLOGADO PARA USO AERONÁUTICO E PROJETADO PARA TIPO DE COMBUSTÍVEL DIFERENTE DO APLICÁVEL À AERONAVE PODE NÃO GARANTIR AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS DE FLUXO DE COMBUSTÍVEL. ALÉM DISSO, EXISTE A POSSIBILIDADE DA BAIXA EFICIÊNCIA DE FILTRAGEM, PERMITINDO QUE IMPUREZAS PERMANEÇAM NO COMBUSTÍVEL, VINDO A IMPACTAR NO CORRETO FUNCIONAMENTO DO MOTOR. A AERONAVE TEVE DANOS SUBSTANCIAIS. O PILOTO SAIU ILESO.

FATORES CONTRIBUINTES

FATOR NÍVEL CONTRIBUIÇÃO

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA

NÚMERO RS DATA RECOMENDAÇÃO(ÕES) DESTINATÁRIO